Conheça aqui, o Turismo do Brasil!

Petrópolis

A Cidade

No século XVIII, em função da exploração das minas de ouro, foi aberta a Variante do Caminho Novo da Estrada Real para encurtar o acesso do Rio de Janeiro às Minas Gerais, passando por terras que hoje fazem parte de Petrópolis. Em suas viagens, no século XIX, D. Pedro I costumava hospedar-se na Fazenda do Padre Corrêa (hoje sede de uma escola no bairro de Corrêas) e se encantou pelo clima ameno e beleza da região. Decidiu, então, comprar terras para construir seu Palácio de Verão, adquirindo a Fazenda do Córrego Seco. No entanto, com a abdicação em 1831, não foi possível realizar seu sonho.
Em 1843, incentivado por Paulo Barbosa, Mordomo da Casa Imperial, seu filho D. Pedro II assinou Decreto, arrendando esta fazenda ao engenheiro do Exército Major Júlio Frederico Koeler para criar uma povoação, construir um palácio de verão e uma igreja em homenagem a São Pedro de Alcântara, padroeiro do Império. Surge, então, um arrojado plano urbanístico elaborado pelo Major, dando origem a Petrópolis, a cidade de Pedro.
As temporadas de veraneio de D. Pedro II e da Família Imperial, que duravam cerca de seis meses (de novembro a abril), atraíram a vinda de nobres, diplomatas e intelectuais que também instalaram suas residências na serra, a exemplo do Barão de Mauá, Barão do Rio Negro, Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, Santos Dumont e tantos outros.

Catedral São Pedro de Alcântara:

Pedra fundamental lançada em 1884. Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se a Capela Imperial, onde estão os restos mortais de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde D'Eu e Princesa Isabel.

CATEDRAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Casa da Ipiranga:

Construída em 1884 por José Tavares Guerra, afilhado do Barão de Mauá. Seus jardins foram projetados pelo botânico francês, Auguste Glaziou. Na antiga estrebaria localiza-se o primeiro relógio de torre da cidade. Possui restaurante e adega. 

Museu Casa de Santos Dumont:

Foi residência de verão de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, sendo conhecida como "A Encantada".

CASA DE SANTOS DUMONT

Parque Municipal de Petrópolis:

Área de lazer com quadras de esporte, ciclovia, aluguel de bicicletas, lanchonete, local para caminhada, picadeiro de areia, local para shows, festas populares. Horto Municipal Chico Mendes e Capela de São Cristóvão.

Centro de Cultura Raul de Leoni:

Espaço cultural que abriga galerias de arte, teatro, cinema, biblioteca, Centro de Informação Turística e Feira de artesanato.

Igreja Luterana:

Mais antigo templo religioso da cidade. A pedra fundamental foi lançada em 1862, tendo como idealizador o Pastor George Gottlob Ströele.

Palácio de Cristal:

Por iniciativa do Conde d'Eu, foi construído na França em estrutura pré-moldada de ferro fundido e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos agrícolas. Hoje abriga eventos culturais e exposições.

PALÁCIO DE CRISTAL

Museu Casa do Colono:

Casa com paredes de pau-a-pique, construída em 1847. Pertenceu à família do colono alemão Johan Gottlieb Kaiser. Móveis e peças originais.

Palácio Quitandinha:

Construído para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Atualmente é local de convenções, eventos e seus salões em estilo hollywoodiano da década de 40 estão abertos à visitação.

PALÁCIO QUITANDINHA

Parque Nacional da Serra dos Órgãos:

A maior área do Parque localiza-se em Petrópolis. Os banhos de cachoeira e as caminhadas para apreciar a exuberante vegetação e a fauna da Mata Atlântica são imperdíveis. 

Relógio de Flores:

Inaugurado em 1972 em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil.

PATROCÍNIO: