Conheça aqui, o Turismo do Brasil!

Carrancas

A Cidade

A cidade está localizada no trajeto dos bandeirantes, que saíam de São Paulo pelo Caminho Velho (Estrada Real) em busca do Ouro nas Minas Gerais. A região foi desbravada em 1718 pelos taubateanos João de Toledo Piza Castelhanos, seu irmão, o Padre Lourenço de Toledo Taques, e seus genros Salvador Corrêa Bocarro, Miguel Pires Barreto e José da Costa Moraes, uma das primeiras povoações da Comarca do Rio das Mortes.
Antes Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, o local teve seu nome é originado das formações rochosas em formato de grandes caras feias avistadas no alto das serras por aqueles que aqui passavam. Com o tempo o local ficou conhecido apenas por Carrancas. Embora fosse uma região aurífera, único interesse dos que aspiravam riqueza fácil, seus primeiros habitantes eram agricultores e criadores.
Carrancas é marcada pela beleza de suas serras, onde se encontram também as farturas de suas nascentes que alimentam os Rios Capivari, Grande e Pitangueiras. Temos muita água descendo montanha abaixo formando inúmeras quedas d'água de vários tamanhos e volumes, vários poços, escorregadouros formados por pedras e corredeiras suaves, por onde se chega por trilhas naturais, que atravessam matas ciliares e campos ruprestes de altitude.
Cidade sinônimo de belas cachoeiras, são mais de 30 atrações mapeadas e cerca de 60 atrativos naturais próximos à cidade, como serras, grutas, poços e cachoeiras. Algumas cachoeiras são de fácil acesso, ideal para ir com a família. Outras são alcançadas através de trilhas mais estreitas e grandes subidas, convidativas para os amantes de aventuras. Por isso, o município foi considerado um dos mais recentes polos de ecoturismo do estado.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas:

Pelos primeiros registros em 1721 já existia uma capela neste lugar, denominada Capela de Nossa Senhora da Conceição do Rio grande. É toda construída em pedras quartzito, algumas com quase 1 tonelada de peso. No teto de seu altar-mor existe uma pintura de Joaquim José da natividade, artista sanjoanense do século XIX, discípulo de Aleijadinho.  Os retábulos do altar principal são pintados a ouro com diversos trabalhos de entalhe em madeira.

MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE CARRANCAS

Corredeiras do complexo da Toca:

Escorregador natural com cerca de 15 metros, próximo a várias piscinas naturais.

CORREDEIRAS NO COMPLEXO DA TOCA

Cachoeira da Fumaça:

Cartão postal da cidade, fica a cerca de 3 quilômetros do centro e tem várias piscinas naturais ao seu redor. Sua queda principal tem mais de 15m de altura. Seu nome vem da “fumaça” que se desprende de suas águas ao caírem forte nas pedras.
Devido a sua beleza, a cachoeira serviu como cenário da novela Alma Gêmea da Rede Globo. Esta é a única cachoeira de Carrancas que fica em uma área pública, sem taxas de utilização.

CACHOEIRA DA FUMAÇA

Cachoeira do Índio:

A queda é pequena mas dá para mergulhar. Apesar de ser apenas uma das atrações do complexo da Zilda, muito param nesta cachoeira pela facilidade de acesso.

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

PATROCÍNIO: