A Cidade
Desbravadores vindos do Rio Verde chegaram à localidade no século XVII, por volta de 1692 em busca de ouro. Transpondo a Serra da Mantiqueira, os paulistas Antônio Delgado da Veiga e Manoel Garcia alcançaram um sítio que chamaram de Maependi, (Mbaé-pindi, do Tupi-Guarani, significa “clareira aberta”, “atalho” ). Esta foi a primeira referencia do nome da cidade.
A primeira casa foi construída em 1717, na margem esquerda do rio, pelos portugues Capitão-Mor Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, o provedor dos quintos do Registro da Mantiqueira.
Posteriormente, na margem direita, surgiu um pequeno povoado, sendo ali construída uma capela em honra à santa espanhola Nossa Senhora do Mont-Serrat, hoje Igreja Matriz.
O povoado tornou-se freguesia em 1752 e vila em 1814. Foi separada da Comarca do Rio das Mortes, em 1855 e elevada a categoria de cidade em 1856.
O município responde por mais de 40% da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, que abriga diversas espécies vegetais e animais.
Devido ao relevo acidentado e aos diversos rios que atravessam o Município, em seus arredores contam-se cerca de 50 cachoeiras.
Baependi é uma das poucas cidades de nossa região que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido e o inverno pouco chuvoso, propiciando inúmeras opções.
Cachoeira do Inferninho:
Localizada a 20 Km do Centro e a 7 Km do Gamarra, essa cachoeira impressiona pelos seus 30 metros de altura, embora seja perigosa, é muito frequentada pelos amantes da natureza.
Cachoeira do Gamarra:
É a cachoeira mais conhecida e muito frequentada. Funciona um bar no local.
Cachoeira Caixão Branco:
É uma série de pequenas quedas que terminam em uma piscina natural. Localizada a 500 metros após ao gamarra.
Cachoeira do Juju:
Incrustada nas encostas da serra da careta é a cachoeira mais distante da cidade, aproximadamente 34 Km. Está em um local de difícil acesso mas seus 130 metros de queda impressionam pela beleza inigualável. O lugar é ideal para a prática de esportes de aventura.
Cachoeira do Caldeirão:
Essa belíssima cachoeira possui uma grande queda de 15 metros e sua profundidade é de 30 metros. Alguns visitantes chegam a saltar das pedras. Localizada a 32 Km da cidade, recomenda-se a utilização de veículos 4x4 por ser em um local de difícil acesso.
Cachoeira Itaúnas:
Uma das mais belas cachoeiras de Baependi. Tem campo de futebol e funciona um bar no local.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Mont-Serrat
A primeira capela foi construída em 1754. Possui vários estilos em sua construção como o Barroco, o Rococó e o Neoclássico. É tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Localiza-se na praça principal da cidade.
Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja de Nhá Chica):
Nhá Chica desenvolveu em vida, árduo trabalho em nome de sua fé, sendo conhecida como Mãe dos pobres. Rezava diariamente aos pés de sua imagem da Imaculada Conceição, a quem se referia como "Minha Sinhá". Sua crença a fez erguer uma capela em devoção a N. Sra. da Conceição, 1865.
A antiga capela deu lugar ao Santuário de N. Sra. da Conceição, onde Nhá Chica foi enterrada, conforme seu desejo. Seu corpo ficou insepulto por quatro dias, sem o menor sinal de decomposição.
São atribuídos a ela diversas graças alcançadas, algumas expostas em um museu anexo à igreja.
Atualmente, inúmeras romarias de diversas partes do país têm como destino o Santuário de Nhá Chica. Por tudo isso existe um processo de beatificação, atualmente no vaticano.