A Cidade
Aiuruoca, em Tupi-guarani, tem o significado “casa de papagaios” devido à grande quantidade destas aves que habitavam a região na época da sua fundação.
Terra desbravada em 1692 pelo padre João de Faria Fialho, capelão dos bandeirantes, porém fundada em 1706 por João de Siqueira Affonso, bandeirante de Taubaté, descobridor das minas de Aiuruoca, sendo uma das 12 primeiras cidades fundadas no Estado de Minas Gerais.
A cidade possui diversos patrimônios como casarões, becos calçados com pedras, fazendas, igrejas e povoados. Afinal, são 304 anos de fundação, encantando com sua beleza histórica.
O eco-turismo é o ponto forte do município. Opções variadas de caminhadas e cachoeiras por todos os lados atraem turistas de várias regiões em busca dos esportes de aventura como; trekking, rapel, canyoning, escalada, tiroleza e mini-rafting.
o Rio Aiuruoca, que corta a cidade, nasce a 2450 metros de altitude sendo a nascente mais alta do Brasil
A atividade turística já é uma realidade da cidade sendo um dos principais destinos do Circuito Turísticos Montanhas Mágicas da Mantiqueira e compondo o Circuito Estrada Real, possuindo infra-estrutura básica de hotéis, pousadas e restaurantes, assim como, no que diz respeito a informações aos turistas que aqui visitam.
Pico do Papagaio:
O Parque Estadual da Serra do Papagaio é uma das principais belezas naturais de Aiuruoca, com riquíssima fauna, flora, cachoeiras, trilhas e um visual de tirar o fôlego tendo como seu cartão postal o Pico do Papagaio, uma formação rochosa que se eleva aos 2.100 metros de altitude e de formas delicadas.
Cachoeira dos Garcias:
Eleita uma das 12 cachoeiras mais bonitas do país segundo a revista Viagem e Turismo, essa queda d’água de beleza peculiar possui 25 metros de altura e termina em uma grande piscina natural de águas cristalinas.
Cachoeira Deus-me-livre
Esoterismo:
Aiuruoca é uma das Cidades Sagradas do Sul de Minas Gerais. É considerada a cidade da Taumaturgia, a comunicação com a Consciência Angélica, que promove a purificação da alma. Aiuruoca está relacionada ainda ao Chakra Coronal, a Sri Nagar, na Índia, ao planeta Saturno, ao anjo Cassiel e às propriedades da medicina curativa.
Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiróz:
Possui objetos de arte, estatuárias, livros raros e documentos históricos relacionados com a cidade de Aiuruoca, Minas e do País, colecionados pelo ilustre cidadão aiuruocano Dr. Júlio Arantes durante os seus 88 anos de vida.
Hoje, o museu tem como objetivos primordiais a difusão da cultura, das artes, e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Município de Aiuruoca.
Eventos:
Durante o ano a cidade oferece inúmeros eventos para todos os gostos, do carnaval à semana santa, das festanças populares à tradicional festa da cidade como a folia de reis, as festas dos padroeiros e os terços cantados.